Diego da Global prestigia novo projeto para a Escola de Música “Maestro Quique Todescan”

A equipe da Divisão de Cultura da Prefeitura Municipal de Descalvado realizou o lançamento oficial da primeira fase de um novo projeto envolvendo a Escola Municipal de Música “Maestro Quique Todescan”. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal, Governo de SP (por meio do Programa de Ação Cultural/Proac ICMS), e com patrocínio da Royal Canin e Diana PetFood, e apoio da Mineração Jundu, Usina Ipiranga e da Vansil Saúde Animal.
Participaram do lançamento do projeto o vice-prefeito Diego da Global, o prefeito Becão, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo M. Reschini, o Secretário de educação e Cultura, Marco A. Pratta, representantes das empresas parceiras, além de alunos e professores da Escola de Música.
Para a primeira fase do projeto aprovado pelo PROAC/ICMS, a Escola de Música contou com o patrocínio da Diana Pet Food e para a segunda fase, o patrocínio é da Royal Canin.
De acordo com a Diretora da Divisão de Cultura, Alessandra Paganotto, o projeto tem como objetivo principal oferecer uma extensa agenda musical para a população descalvadense, oportunizando a aprendizagem e a descoberta de talentos.
A partir do próximo dia 7 (segunda-feira) e até o dia 18 de fevereiro (sexta-feira), os interessados poderão realizar matrículas para todos os cursos que serão oferecidos (canto coral, violão, baixo elétrico, percussão, sax, flauta, clarinete, trompete, tuba, bombardino, violão, viola de arco, violino, piano, musicalização infantil, entre outros). Além disso, também estarão sendo disponibilizadas aulas de musicalização infantil para crianças de 4 e 5 anos.
Atualmente a escola atende 90 alunos e conta com uma equipe de 3 professores gerando uma longa fila de espera. Com a implantação do projeto, a estimativa é de que poderão ser atendidas aproximadamente 300 alunos, por meio da contratação de mais 5 professores experientes e 1 maestro/regente.
As aulas acontecerão em diversos horários, de segunda a sábado. A previsão é de que as aulas iniciem a partir do dia 21 de fevereiro, e é importante destacar que, além de gratuitas, os interessados não precisam possuir o instrumento, pois eles serão cedidos pela escola.
MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS, UNIFORMES E APRESENTAÇÕES MENSAIS
Além das aulas, o projeto também prevê a manutenção dos instrumentos, uniformes para os alunos e apresentações mensais da Banda Municipal no coreto da Praça Matriz e Jardim Velho. A expectativa é que a Escola Municipal de Música e as apresentações da Banda Musical, se fortaleçam e se tornem uma referência musical na cidade e região.
MANUTENÇÃO PREDIAL
Também por meio do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet, uma outra fase do projeto será colocada em prática ainda em 2022: o projeto de manutenção predial, prevista para ser iniciado no mês de julho.
Este projeto prevê a reforma dos banheiros da Escola de Música, sendo que um deles será adaptado para atender as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, bem como pessoas idosas.
Outras melhorias como a construção de rampas de acesso, a pintura das paredes, a revisão do telhado, e a troca da fiação elétrica também serão realizadas. Para estas ações, os recursos obtidos por do patrocínio da Mineradora Jundu e da Usina Ipiranga serão imprescindíveis.