Diego da Global participa da 14ª Conferência Municipal da Assistência Social
Propostas de políticas públicas do SUAS chegarão ao Governo Federal

A Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou na quarta-feira, dia 14, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Bairro Santa Cruz. A Conferência foi convocada por meio de Decreto nº 6.091 de 6 de junho de 2023.
O evento aconteceu das 8 às 16h, com a participação do prefeito municipal Becão Reschini, vice-prefeito Diego da Global, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo M. Reschini, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Cilmara Luiza Batista, procurador Jurídico da Prefeitura, Dr. Daniel Bagatini, presidente da Câmara de Vereadores, Argeu Reschini, vereadores Marcelo Figueiredo e Ismael Franceschini, diretor da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Araraquara, Paulo Albano Filho, diretor do Núcleo de Convênios (NUCON), Elder Leopoldo Junior e, diretor do CONCEN (Consórcio de Municípios da Região Central), José Antonio da Silva Júnior.
A Conferência é um espaço democrático para a reflexão e proposição das políticas públicas; é um espaço para decisões que vão além das urnas, é um dos canais voltado a ouvir as propostas e reivindicações da população do que se pode e do que se deve melhorar, para que se materializem em políticas públicas descritas na LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), que completa 30 anos em 2023.
Também participaram representantes de vários conselhos municipais, dos núcleos da Assistência Social e comunidade. Antes da abertura oficial do evento, o grupo de dança da terceira idade fez uma apresentação com algumas coreografias, em vários ritmos musicais.
O prefeito em sua palavra enfatizou ser um dia especial que tratará das políticas públicas da Assistência Social para os próximos dois anos. “É a gestão que cuida das pessoas mais necessitadas, das pessoas que precisam que olhemos com mais carinho as dificuldades que elas enfrentam”, explica.
Descalvado tem desenvolvido um trabalho junto às entidades que são parceiras da administração e, numa análise ao longo dos anos, fica claro que essas entidades nunca receberam a atenção que têm recebido nesta atual administração pública.
Becão enfatizou que a Assistência Social é uma secretaria difícil que atende pessoas, que muitas vezes não entendem o que pode e não pode ser feito, mas que sempre busca fazer o melhor para solucionar os problemas mais graves.
“Acompanhamos Descalvado há 14 anos e houve um ganho muito grande com relação ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município”, coloca o diretor da DRADS, Albano, e completa informando que as propostas dessa Conferência Municipal serão levadas a uma conferência estadual até chegar ao Governo Federal, para que sejam votadas e colocadas em prática.
O vice-prefeito, Diego da Global, lembrou que no serviço público só se pode fazer o que a lei permite e, quem se dedica ao social são pessoas iluminadas, que nasceram com o objetivo de ajudar o próximo. “O momento é o de se planejar o futuro”, concluiu.
A secretária da Assistência Social, Maria do Carmo, agradeceu a esse momento importante para o município e para o trabalho social. “Agradeço a união de todos e que possamos continuar alcançando vitórias”.
Todos os participantes da Conferência receberam credenciamento, material programático e preencheram um formulário. O dia foi de palestras, formação de grupos de trabalho temático, plenária de aprovação das propostas e eleição dos representantes da Conferência.